8 de abril de 2013

Saúde e estética....emagrecimento

Hoje vou falar sobre algo muito importante e contar minha experiência, depois de ouvir algumas perguntinhas do tipo:
Nossa o que você fez? 
Como conseguiu?
Qual seu médico?
Onde você malha?
Me passa sua dieta?
Vamos falar sobre emagrecimento, peso ideal, saúde e aceitação!
Sabemos que hoje uma preocupação geral seja de mulheres ou homens é estar bem fisicamente, deixar de ser obeso ou estar no peso "ideal".
Para isso existem spas, cirurgias,clínicas, remédios, médicos, dietas milagrosas, academias, uma porção de coisas deste estilo, e acredito que assim todos se veem perdido no que fazer pra emagrecer e ter saúde.
O primeiro passo para que isso aconteça é a auto-aceitação, algo muito sério e que as vezes não damos o devido valor. Se aceitar não é não querer mudar ou melhorar,pelo contrário para que aconteça uma mudança é necessário que nos aceitemos,isto é, compreender que cada um de nós temos uma genética,  estrutura física e principalmente que cada um de nós somos bonitos de um jeito diferente.
O problema da aceitação muitas vezes são os chamados "estereótipos" ditados pela sociedade, daí colocamos na cabeça que devemos ser por ex. hiper magros, estilo modelos ou hiper fortes, estilo panicat e saradões de revistas de suplemento. Então é errado querer ser magro ou forte ? nãaaooo é errado não ter saúde, colocando á em risco em um imediatismo de se estar esteticamente como queremos.
O segundo passo é começar a emagrecer a cabeça, isto mesmo se você não emagrece primeiro a cabeça a possibilidade do corpo não conseguir é enorme. Você deve ter um pensamento que dali por diante quando decidir se alimentar e não comer o que há uma grande diferença, a sua preocupação será a sua saúde e, portanto tudo o que você ingere. Lembrando que emagrecer e ter saúde é uma escolha para vida toda, pois se a reeducação alimentar for momentânea o seu emagrecimento e objetivos também serão.
O terceiro passo é colocar a boa alimentação em prática, se você não é adepto a verduras, legumes e frutas, não precisa e não se deve se privar de uma vez de suas "comidinhas", incorpore aos seus pratos os alimentos saudáveis, assim você terá um hábito. Isso não acontece da noite para o dia, a gente aprende a comer,  não nascemos gostando de sanduíches,pizzas e salgadinhos mais somos ensinados a comer e gostar. Tudo é uma questão de hábito! Então precisamos  ter o hábito de nos alimentar bem.
Colocarei aqui algumas dicas que são muito ditas e muitas que segui e obtive resultados:
Evitar  frituras como pastéis, bolinhos, batatas fritas.
Evitar refrigerantes e sucos industrializados.
Evitar alimentos industrializados como os famosos Fast-food.
O famoso arroz com feijão é excelente para o almoço possuindo todos aminoácidos necessários, vale lembrar em questão de quantidade que o recomendado seria 2 colheres de sopa de cada e pode se alternar eu mesmo as vezes prefiro um purê de batatas no lugar do arroz, mas evite comer dois carboidratos juntos ou se comer que seja em pequenas porções.
Lembre-se de comer no máximo de 3 em 3 hrs, o bom é que se coma de 2 em 2 hrs, é super complicado mas é assim que fará o seu metabolismo aumentar ajudando na perca de peso, uma dica é colocar o cel. com um alarme de 2 em 2 ou 3 em 3  hrs, lembrando você de comer. E o comer nestes períodos, os famosos pequenos lanches?
Fruta, barra de cereal, bolachas água e sal.
Evitar os carboidratos como bolos , pão de queijos ,pão francês, lembre-se que na sua dieta menos é mais, se vai se permitir um alimento assim, que seja apenas uma porção,  um pedaço pequeno e simples de bolo ou um pão de queijo pequeno.
Para o jantar prefira alimentos leves como sopas, folhas, legumes e carnes magras, pense como é a noite provavelmente você não vai fazer muitos movimentos que lhe permitiram grande gasto calórico então o cero é ingerir menos alimentos.
O último passo fundamental para que se consiga o emagrecimento e ter saúde é o exercício físico não tem jeito de fugir é essencial, seja pra quem quer perder peso, manter a forma, ganhar condicionamento físico, evitar doenças cardiovasculares, ele é INDISPENSÁVEL .
Para iniciantes de plantão sugiro uma caminhada de 30 minutos três vezes por semana, você irá fortalecer os músculos do seu coração,e aos poucos poderá aumentar o ritmo da caminhada, depois passar para uma corrida intermediária e depois poderá chegar a uma corrida solta e livre mas para isso é preciso dedicar tempo ao exercício ninguém vira um corredor da noite para o dia e nem deve, o que acontece muitas vezes.
A academia é outra sugestão, mas lembre-se de procurara um espaço que lhe garanta segurança tendo bons equipamentos, bons professores, instrutores, é necessário que se esteja acompanhado ainda mais sendo iniciante, a várias estratégias , várias aulas, danças, spinning, body jump, body pump, e só escolher o que combina mais com você e com seus objetivos o importante é não ficar parado.

Minha experiência:
Bem pra falar a verdade sempre procurei desde quando compreendi a importância, assim digamos de viver "corretamente" ,mas ultimamente tive uma bela experiência que tem me rendido bons resultados, depois de uma certa idade ganhei peso e talvez até sobrepeso, nunca tive muito influências de se alimentar bem é verdade que nunca fui uma criança comilona até porque tinha uma dificuldades enorme de ganhar peso quando pequena, sempre comi todos os tipos de legumes, verduras, e  frutas, mas o que não era e não é incorporado há uma alimentação saudável em minha casa, é o que digo nos alimentamos bem da mesma forma que comemos besteiras então isto anula a boa alimentação, mas fui uma criança e adolescente muito ativa então nunca fiquei muito acima do peso, já fiquei sim mas pouco nunca fui obesa, sempre gostei de dançar, fazer algum tipo de atividade física, nunca parei, mas sempre tinha as idas e vindas, principalmente quando entrei na adolescência era aquele famoso efeito sanfona, com todas as variações hormonais e psicológicas que passava era sempre um desafio manter o peso.

OBS: Eu comecei este post a uns 5 meses atrás, estava fazendo exercícios na academia CURVES e mantendo uma dieta balanceada até então tinha perdido 13 quilos, mantive este peso por mais um bom tempo, no final de fevereiro meu contrato se acabou e juntamente tive uma crise de inflamação nos joelhos, então vai fazer um mês e pouco que não faço atividades devido ao sério problema no joelho. Atualmente, faço fisioterapia para eliminar a dor e depois fortalecer alguns músculos, portanto com este processo passei por problemas e dificuldades psicológicas e pra falar a verdade o exercício físico sempre foi o meu preferido em relação a dieta então o não fazer exercício e todo o problema de saúde afetou minha dieta, creio que engordei uns quatro quilos depois que saí da academia, não sei de fato pois, ainda irei me pesar.
Enfim resolvi que não dá mais vou voltar pra dieta perder os quilos que ganhei e o restante que faz parte da minha meta, vou colocar também o progresso da fisioterapia e depois exercícios, não vejo a hora.

Postei duas fotos e fiz um vídeo agora, muito ruim pra falar sobre voltar ao processo, mais pra frente irei colocar metas e vídeos bem explicativos sobre este processo.

ANTES                                                                          DEPOIS


A luz está terrível, o som baixo, e o post deve estar com muitos erros de português, com certeza os próximos serão  melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário