31 de maio de 2012

Problemas hormonais, atrasos no ciclo, cólicas...Ovários policísticos?

Hoje venho falar sobre algo que tem me preocupado bastante ultimamente, é a síndrome dos ovários policísticos.




O que é?
  É uma síndrome ou um conjunto de sintomas provocado pela formação de microcistos no ovário. Embora freqüente nas mulheres, apenas 6% a 10% delas apresentam alterações endócrinas por causa do problema. A maior parte dos casos aparece na adolescência, acompanhando a mulher durante a vida, e tende a se normalizar após os 35 anos.

Possíveis causas:
Irregularidades no funcionamento do hipotálamo;
Aumento da quantidade de insulina no sangue;

A síndrome:
Em geral, surgem mais de dez cistos (com 6 a 10 mm cada) que ficam distribuídos perifericamente na superfície do ovário. O acúmulo de microcistos pode causar o aumento médio de 2,8 vezes o tamanho normal do ovário.


Sintomas:
  • Irregularidades menstruais - Normalmente são atrasos ou total ausência das menstruações;
  • Problemas na pele - Espinhas, quedas de cabelo, pele oleosa e aumento de pêlos no rosto e no corpo;
  • Aumento de peso - Distúrbios no metabolismo podem surgir, favorecendo o ganho de peso;

  • Dificuldade na ovulação - 
  • Parte das mulheres que têm esse problema não ovula regularmente, o que pode dificultar a gravidez.
    Os sintomas variam de mulher pra mulher, mas em geral estes são os mais comuns.

Riscos:
  • Câncer de endométrio - Sem ovular, a mulher deixa de produzir o hormônio progesterona, responsável pela proteção do útero. Os riscos de câncer de endométrio aumentam;
  • Diabetes - O ovário policístico também pode ocasionar a disfunção da insulina, que pode levar ao aumento de colesterol, problemas cardiovasculares, e ainda, ao Diabetis Mellitus;

  • Problemas psicológicos -
  •  Alguns dos sintomas como irregularidade menstrual, aumento de peso e surgimento de pêlos em excesso podem gerar problemas psicológicos na mulher
    Tratamento:
  • Pílula anticoncepcional - Para normalizar o ciclo menstrual e suprir a demanda de hormônios;
  • Redução de peso - É muito importante para a regularização do metabolismo, evitando assim distúrbios na produção de insulina;
  • Comprimidos de progesterona - Para suprir a falta deste hormônio que não está sendo produzido pelo ovário;

  • Cirurgia - 
  • A remoção dos cistos por cirurgia só é feita em casos extremos, nos quais a medicação não surte mais efeitos.

    Lembrando que cada pessoa tem um caso ou agravamento específico, por isso é importante consultar sempre seu ginecologista.
    A Fertilidade?
    Uma das conseqüências da síndrome é a diminuição da fertilidade devido à dificuldade de ovulação. Entre as mulheres que apresentam os sintomas da síndrome de ovário policístico, apenas 25% engravidam espontaneamente. Mas o tratamento para induzir à ovulação é simples; portanto, na maioria das vezes, a infertilidade é facilmente revertida.
    Como detectar a síndrome?
    Ao perceber alguns dos sintomas, é importante procurar seu médico. O ginecologista verificará a existência ou não do problema por meio de exames como:
    • Exame clínico;

    • Ultrassonografia;
    • Dosagem hormonal.


Minha experiência...
Não sei ao certo a quanto tempo fui diagnosticada com a síndrome, creio que faz quase um ano, tinha todos os sintomas e muitos problemas que me tiravam o sono, após relatar tudo isso á ginecologista, ela me passou um exame de sangue e uma ultrassonografia, foi constatado que eu tinha cistos no ovário esquerdo e direito, a principio fiquei um pouco preocupada, mas depois vi que se tratava de uma síndrome que muitas mulheres tinham, mas que o risco mesmo é o agravamento do problema e a falta de tratamento.
Ela me receitou pílulas anticoncepcionais, mas especificamente, o Yasmim, que já tinha sido receitado pela minha dermatologista, tomei o medicamento uns três, quatro meses, e tiveram aspectos positivos e negativos, meu ciclo se regularizou, minha pele melhorou, porém, tive efeitos terríveis de náuseas, tonturas e retive muito líquido não sei se foi o remédio em si, ou a própria síndrome que ajuda na retensão do líquido.
Fiquei de saco cheio e simplesmente parei de tomar o remédio, de lá pra cá, aconteceram muitas mudanças, como o processo de emagrecimento em que estou, já perdi 9,5( farei um post sobre esta maravilha,lembrando que os médicos dizem que é importante a perda de peso), passei a ter uma rotina de malhação, então acho que foi por isso, que demorei pra ver tanto os sintomas, agora que estou um pouco desesperada, por sentir meu abdome um pouco inchado(o que é péssimo pra quem está emagrecendo), resolvi voltar a tomar o medicamento e espero que dê tudo certo(tomarei também porque como disse no post pele de pêssego tomarei Roacutan), começo no próximo mês, e espero não ter tantas reações.

Então você que tem sintomas parecidos, que são terrívessssss pra toda MULHER, trate já de procurar um ginecologista, principalmente as mais novinhas que talvez ainda não foram ao médico, e sofrem com estes sintomas , peça a sua mãe que a leve, desregularidade no ciclo, cólicas, e acne nem sempre são normais, fiquem atentas.













Um comentário: